#Definição O que é Mobile-First? - DevTutorial

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

#Definição O que é Mobile-First?


    O smartphone parou de ser a segunda tela e começou a ser a tela principal há algum tempo, já paramos de utilizar tanto outros eletrônicos como: TV, Desktop e Consoles de Videogames. Com essa mudança de cenário, as empresas tiveram que mudar suas abordagens em relação ao mundo digital, resultando em inúmeros frutos, sendo um deles o termo Mobile-Fist.

O que é Mobile-First?

    Mobile-first pode ser definido como: focar toda a estratégia do seu projeto em plataformas mobile e, em seguida, em plataformas desktops. Porém, mobile-first é muito mais do que isso, é sobre realmente pensar na experiência do seu projeto para plataformas touchscreens sem excluir os usuários de mouse e teclado que, no caso, são os mesmos usuários, porém em situações diferentes com necessidades diferentes.
Uma pessoa pode começar a ler seus e-mails pelo celular no ônibus e terminar escrevendo e enviando a resposta pelo notebook no trabalho. Mesmo usuário, situações diferentes, necessidades diferentes

 

Quais são as vantagens de se utilizar Mobile-First?

    Se projetarmos primeiro para o desktop, a tendência é querer colocar milhares de informações não essenciais, acarretando em problemas de interface e usabilidade. Além disso, existe uma grande diferença entre mobile-first e desenvolver seu projeto para telas grandes de desktops e depois ir adicionando código para adaptá-lo para as telas menores dos celular. Realizando a segunda opção, há baixa performance e alto consumo de dados, dois fatores muito importantes para a perda de UX (User Experience).
    Realizando o oposto, o Mobile-First nos obriga a simplificar o conteúdo e escolher a informação realmente essencial, gerando uma economia no tempo de desenvolvimento, manutenção e consumo de dados, que pode ser aproveitado por todos os usuários, tanto desktops quanto smartphones e tablets.

Qual a relevância de se utilizar Mobile-First?

    Para apoiar ainda mais a ideia, é cada vez mais comprovado, por meio das respostas e pesquisas das empresas, que não é só adaptar um site para mobile, também é necessário obter uma boa performance nos dispositivos móveis. De acordo com pesquisas realizadas pelo Google, 53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de 3 segundos para carregar. Vale lembrar também que, desde 2015, a mesma empresa passou a priorizar em seu buscador sites que possuem versões para dispositivos móveis.
    Por isso, o pensamento de Mobile-First não pode ser somente desenvolver seu projeto para mobile, também tem que se utilizar boas práticas de UX e UI para se ter certeza que seu público vai ser bem servido em seu projeto.



    Assim, sabendo que Mobile-first foi uma abordagem muito interessante que surgiu com o advento dos dispositivos móveis e que, para ser Mobile-First, não é só ter um projeto adaptado para mobile, espero que você consiga aplicá-lo em seus próximos projetos com sucesso :)

E aí Dev?
O que achou do artigo? Curtiu? Tem algo a compartilhar?
Deixa aqui nos comentários :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário